quinta-feira, 13 de maio de 2010

JOÃO CÂNDIDO E A REVOLTA DA CHIBATA (proposta: Sticker Art/Intervenção)


[HISTÓRICO DE ARTE DA MARIO]

[ Aproveitando que hoje comemoramos o Dia Nacional contra o Racismo - e a Lei Aurea que aboliu a escravidão em 1888 - e neste ano de 2010, o centenário da Revolta da Chibata, vou postar aqui o trabalho que realizei com minhas turmas nas aulas de artes visuais no ano de 2008, quando o marinheiro João Cândido foi finalmente anistiado - mas, infelizmente, sem ter sido incorporado pos mortem à Marinha do Brasil - e sua estátua inaugurada na Praça XV, Centro do Rio. ]

Nossa visita ao monumento em memória do marinheiro João Cândido (2008)

" 'STICKER ART' – FRAGMENTOS DA HISTÓRIA:
João Cândido e a Revolta da Chibata"
Proposta de Artes visuais 2008 (texto do relatório final)



O marinheiro João Cândido em massinha de modelar

Para este ano (2008), escolhemos como tema das propostas desenvolvidas em artes visuais um evento de nossa história, ocorrido em 1910, na cidade do Rio de Janeiro, com repercussão nacional e uma grande mudança provinda da coragem de homens simples, trabalhadores, que de uma posição subalterna tiveram a coragem de grandes líderes: “A Revolta da Chibata” – como ficou conhecido o levante dos marinheiros, liderado por João Cândido, filho de ex-escravos - como a maioria de seus colegas marujos -, que até então recebiam castigos físicos por faltas cometidas no exercício de seus trabalhos na Marinha – isso num Brasil republicano e já livre da escravidão! Os castigos físicos foram abolidos da Marinha do Brasil e o marinheiro João Cândido recebeu a alcunha histórica de Almirante negro!

Lápis de cor sobre papel A4 (escaneado e impresso em papel etiqueta)


Para se instruírem sobre os fatos, os alunos foram incentivados a pesquisar na Internet e/ou na Sala de Leitura, e a levarem para a sala de aula o material obtido (parte dessas pesquisas - reproduções de fotos da época, desenhos que os alunos fizeram para ilustrar seus textos ou para a capa dos trabalhos - foi posteriormente transformada em stickers).




Capa de uma das pesquisas sobre o episódio realizadas pelos alunos

criação c/cola plástica: a foto foi impressa em papel etiqueta

Para enriquecer suas informações, os alunos assistiram na escola o vídeo “Memórias da Chibata”, de Marcos Marins (http://www.memoriasdachibata.com.br/ ) e ouviram a música “O Mestre Sala dos Mares” (inclusive, conheceram as duas versões da letra da música: a primeira, que foi censurada - o Brasil vivia então mum regime militar opressor! - e a segunda, que é a atual letra da música -, e puderam observar quais palavras e expressões foram substituídas por "recomendação" da censura!), de João Bosco e Adir Blanc, de onde criaram tanto trabalhos em grupos como individuais em diversas linguagem e técnicas das artes visuais.

Desenho com lápis de cor e canetinha hidrocor

O material utilizado foi o disponível numa sala de aula convencional: papel A4, lápis de cor, hidrocor, giz de cera, tinta guache, as colagens (com materiais cotidianos: feijão, arroz, café, palha de aço... - (*1)ver nota em "REFERÊNCIAS ARTÍSTICAS" - ) etc.


Pó de café, palha de aço e tinta guache sobre papel
Detalhe do trabalho acima: as fotos foram impressas em sticker

Feijão e tinta guache sobre papel

Experimentamos também uma animação em stop motion – com massinha - sobre o tema "João Cândido e a Revolta da Chibata" (já que este ano trabalhamos em sala de aula algumas técnicas elementares do cinema de animação: folioscópio, flip book, taumatrópio etc);


Alunos modelando um encouraçado em massinha (fotogramas da animação viraram stickers)


Chibatadas (massinha para a animação em stop motion)

Nossa dúvida: Como apresentar na Mostra de Artes o trabalho realizado em sala de aula? Até então, só tínhamos pensado nas pesquisas, desenhos, pinturas, colagens e na (tentativa) de animação... Cheguei a sugerir que os alunos pensassem em grupos uma forma de intervenção direta no espaço (tipo "site especific" que eles já tinham visto numa exposição no MAM-RJ), mas as sugestões não estavam conseguindo abranger todo o processo de trabalho realizado durante o ano...



Alunas colando os stickers

A animação, por dificuldades técnicas, não pode ser editada a tempo!

Encouraçado da Marinha da época de João Cândido (massinha)

Este ano de 2008, a Bienal Internacional de São Paulo abriu espaço para artes não habituais nos espaços formais de exposição, mas bastante comuns nas ruas das cidades. Eu havia recebido um e-mail sobre as polêmicas da Bienal. Pesquisei na internet e levei as propostas para os alunos. Nos decidimos então pela “Sticker Art”: arte com etiquetas, adesivos, ou seja, uma arte em papel para ser colada. O sticker é uma arte tipicamente de intervenção urbana (Arte urbana), onde os artistas intervêm nos espaços das ruas, invadindo – "atacando", expressão comum no meio - os espaços urbanos, onde colam seus trabalhos.

Alunos decidindo como irão colar os stickers



Assim, foram feitas reproduções (com o uso do scaner e da câmera fotográfica) de algumas das imagens produzidas pelos alunos (individual ou coletivamente) sobre o tema, depois impressas em folhas de papel etiqueta e recortadas com o objetivo de serem coladas nos espaços da Mostra.





Um grupo de alunos (das turmas de 6o. ao 9o. ano que participaram da proposta) ocupou uma das paredes do CIEP General César Augusto Sandino/6a.CRE no dia da abertura da Mostra.





O objetivo da proposta de intervenção foi juntar um evento marcante de nosso passado histórico, A Revolta da Chibata, ocorrido na cidade e época de Machado de Assis(*2), com uma manifestação da arte contemporânea, Sticker Art – esta fragmentada forma de arte efêmera.
(*2)A Mostra ("Leituramani@") tinha como tema "O Rio de Machado".

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: “STICKER ART”:

ARTE DE INTERVENÇÃO NOS ESPAÇOS URBANOS
COM USO DE ETIQUETAS / ADESIVOS (STICKERS).
Desenho à lápis de cor sobre A4, escaneado e impresso em papel etiqueta (sticker)


ARTE COMPORTAMENTAL URBANA. COLETIVA (PONTUADA
DE SINGULARIDADES).



NÃO POSSUI UMA TÉCNICA APURADA... A GALERIA É A RUA


“A rua é a inspiração e a tela, ao mesmo tempo. O sticker não exige uma técnica muito apurada do autor.” [...] “Quanto ao conteúdo, pode ser qualquer coisa: anti, pró, contra, a favor ou muito antes pelo contrário. No fim das contas é somente um meio, cada um coloca ali o que quiser" [...] “Defendo o uso das ruas como uma galeria democrática” - declara um artista sticker em depoimento na net!(*3)



(*3)Referências bibliográficas: http://www.grupoarac.com/
REFERÊNCIAS ARTÍSTICAS:
(*1)Além de Sticker art, trabalhamos a obra de Vik Muniz, onde os alunos experimentaram materiais cotidianos para criarem algumas de suas visualidades dentro do tema.


João Cândido: feijão e arroz (trabalho de aluno inspirado na obra de Vik Muniz): uma alimentação digna era uma das reivindicações dos marinheiros da Revolta da Chibata


(*4)VIK MUNIZ


STICKER ART

(*4)Referências Bibliográficas: MUNIZ, Vik. REFLEX: Vik Muniz de A a Z. Sâo Paulo: Cosac Naify, 2007.



Vejam mais fotos da intervenção no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=7947668515154928617&aid=1227193649
Nota: Fiz algumas modificações no texto original do relatório.
Profa. Imaculada Conceição

6 comentários:

  1. Nossa, que bacana. E é sempre bom , está mostrando aos nossos educandos os fragmentos da nossa história pouco falada.
    Parabéns.
    Por, Jorge Guimarães

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  2. Obrigada, Jorge! Este foi um trabalho do qual gostei bastante e meus alunos, idem! Como este ano comemoramos 100 anos da Revolta da Chibata, estou novamente trabalhando (como um dos temas das aulas de Artes) este marcante, porém pouco falado e lembrado, acontecimento de nossa História! Valeu! Um abraço!
    Profa. Imaculada Conceição

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  3. Pesquiso a Revolta da Chibata e o tema será meu trabalho de conclusão de curso na graduação em licenciatura em História, focando o ensino da Revolta e da Cidadania. Pesquisando aqui na internet encontrei esse maravilhoso trabalho. Parabéns para você e para seus alunos!

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  4. Olá, Eduardo! Só agora é que eu vi sua postagem! Obrigada pelo comentário! Sucesso em seu trabalho de pesquisa (que é bem interessante: divulgue quando já tiver algo publicado)!
    Um abraço!
    Profa. Imaculada Conceição

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  5. Adorei seu trabalho parabéns adquirir algumas imagens suas para postar em meu blog.

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  6. Eu é que agradeço, Claudia! Obrigada pelo comentário e por divulgar o trabalho! :-) E parabéns pelo seu blog também! bjs
    Profa. Imaculada Conceição

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