(acima, alguns exercícios de animação)
Na postagem anterior (clique aqui ou aqui), publiquei sobre nosso primeiro dia da Oficina Itinerante de Animação Experimental do Centro de Pesquisa e Formação em Arte - Núcleo de Arte Grande Otelo 6ªCRE, que aconteceu durante o mês de março de 2013, na E.M. Mario Piragibe.
Agora, os registros fotográficos das demais aulas do curso e, ainda, a primeira edição do vídeo com os exercícios de animação realizados pelos aluno (acima).
Aproveito também a ocasião desta postagem para publicar o relatório da oficina.
RELATÓRIO
Alunos, na 3ª semana, animando o título para o vídeo dos exercícios de animação
A oficina itinerante de Animação Experimental do Núcleo de Arte Grande Otelo 6ªCRE-RJ, na E.M. Mario Piragibe, foi realizada durante o mês de março de 2013, com a participação voluntária de alunos do fundamental I e fundamental II, no contraturno de suas aulas regulares.
O objetivo foi introduzir os alunos na linguagem da animação. Apresentar, conhecer e experimentar algumas técnicas elementares (e "artesanais") de animação, dentro da estética poética "trash", que possibilita maior liberdade de criação (já que leva em conta o improviso e as escolhas aleatórias e inusitadas) e uma preocupação menor quanto a escassez de recursos e/ou de tempo - e assim compreender a lógica e a mágica da arte do cinema de animação.
Experimentamos, em especial, algumas técnicas: pré-cinema, como o "folioscópio", e, do cinema de animação, a técnica "stop-motion", captura fotográfica quadro a quadro para dar a ilusão de movimento (p.ex., desenhando na lousa, com objetos e bonecos, com recortes de papel e outros materiais etc.) e a técnica "pixilation", que não deixa de ser um stop-motion, com a diferença que em vez de objetos inanimados, é o corpo humano que é usado. Qual a diferença então? Não seria mais fácil filmar (live-action)? A diferença é que com a técnica de animação pode-se obter efeitos que com a mera filmagem não se obteria! Por exemplo: uma pessoa sair de dentro de um pequeno chapéu, voar, aparecer e sumir, atravessar paredes ou "passear" nos "puffs" da sala de leitura, como se fosse num trenzinho!
Além das experimentações práticas, para que os alunos compreendessem o que é uma animação, foram apresentados vídeos de animação, em especial os realizados por alunos em anos anteriores. Os alunos assistiram ainda ao vídeo "Animando", de Marcos Magalhães, um dos fundadores do Anima Mundi. Neste vídeo, o autor apresenta de modo muito atraente e bastante claro as técnicas elementares e "artesanais" de animação.
Avaliação. Para fazer animação são necessárias disciplina, concentração, persistência, uso da criatividade e espírito de colaboração (já que a animação tem várias etapas e delas dependem diversos "técnicos"). Eu valorizei, na avaliação geral do trabalho, a capacidade que os alunos demonstraram na compreensão da mágica da animação: como dar movimento a objetos inanimados, como criar efeitos ópticos ("efeitos especiais") simples; a capacidade de colaboração e de autonomia; a capacidade poética de trabalhar com o improviso, criando e recriando realidades...
Avaliação. Para fazer animação são necessárias disciplina, concentração, persistência, uso da criatividade e espírito de colaboração (já que a animação tem várias etapas e delas dependem diversos "técnicos"). Eu valorizei, na avaliação geral do trabalho, a capacidade que os alunos demonstraram na compreensão da mágica da animação: como dar movimento a objetos inanimados, como criar efeitos ópticos ("efeitos especiais") simples; a capacidade de colaboração e de autonomia; a capacidade poética de trabalhar com o improviso, criando e recriando realidades...
Alunos, na 3ª semana, assistindo ao vídeo "Animando", de Marcos Magalhães
Primeira semana,
Dia 07 - manhã: conversei com a direção e coordenação da E.M. Mario Piragibe e visitei as turmas da manhã para divulgar as oficinas do Núcleo de Arte Grande Otelo, falar sobre o endereço da nova sede e convidar alunos para a oficina itinerante, que começaria naquele mesmo dia, no horário da tarde. Fiz as inscrições, distribui as permissões para os pais assinarem o retorno dos alunos no contra-turno. Fixei cartazes sobre as oficinas do Núcleo de Arte Grande Otelo nas paredes da escola.
Dia 07 - tarde: primeiro dia da oficina. Conversamos sobre o significado da palavra "animação"; mostrei aos alunos como é possível o "truque" da animação, fazendo uma tesoura "andar" sobre a mesa pela técnica stop-motion; assistimos a vídeos feitos por alunos em anos anteriores; conhecemos o que é um "flip-book" (levei alguns para eles manusearem); e experimentamos criar "folioscópios" (que é a técnica dos "flip-books" - só que, no caso, realizamos folioscópios com apenas duas folhas); quando a aula terminou, alguns alunos ainda ficaram para experimentar um breve stop-motion com os puffs da sala de leitura (atividade do próximo encontro para o grupo).
Alunos, na 3ª semana, preparando a câmera para as capturas fotográficas
Segunda semana,
Dia 13 - tarde: Iniciamos a aula conversando sobre o que é "stop-motion" e sobre qual as diferenças e similaridades com a técnica conhecida como "pixilation"; depois, experimentamos (na prática), com o auxílio de uma câmera digital e um tripé, alguns exercícios de animação: "cubos andantes" ou "puffs andantes": com alunos que andam num trenzinho feito com os puffs da sala de leitura, com alunos que aparecem e desaparecem sobre os puffs, ou simplesmente os próprios puffs que se movimentavam "sozinhos"! Os alunos se revezavam para ficar com as câmeras para registros do "making-off" e para as capturas das imagens para os exercícios de animação. Os alunos se dividiram em dois grupos para pensarem suas propostas de exercícios - com os puffs e com bonecos.
Dia 14 - tarde: Iniciamos a aula fazendo uma breve retrospectiva do que já havíamos aprendido sobre stop-motion; depois, um dos grupos continuou o trabalho com os puffs e o outro realizou uma animação com bonecos (eu levei uma bolsa com diversos bonecos e, na aula anterior, o grupo selecionou os bonecos-bichos e criaram o argumento do vídeo; na presente aula, fizeram o cenário - recortes de emborrachado, folhas naturais do quintal da escola, flores artificiais que enfeitavam a sala de leitura - e buscaram outros elementos para a cena - como as bolinhas de papéis para a "poluição" e o estojo de uma das alunas, por ter o formato do bicho sapo); como nas outras aulas, alguns animaram a cena e outros se revezaram na câmera. Assim, concluímos dois de nossos exercícios de animação: o "Animando Puffs" e "A Floresta não Gosta de Sujeira"! Os grupos não eram "fechados", os alunos de um podiam participar (e muitos participaram) do trabalho do outro grupo.
Alunos, na 4ª semana, analisando os exercícios de animação para posterior edição, o aluno Luiz registrando o making-off
Terceira semana,
Dia 20, tarde: Começamos assistindo ao vídeo de Marcos Magalhães, "Animando", e conversamos sobre algumas das técnicas ali apresentadas. Inclusive, comparamos com o que já havíamos realizado. Os alunos se dividiram em grupos e funções. Experimentamos um stop-motion com recortes em material emborrachado (o título "Animações 2013" - que teve duas versões); experimentamos, ainda, em stop-motion, desenhos na lousa; tudo muito simples, pois nosso tempo era curto e o objetivo principal era o do experimento da mágica da animação.
Dia 21, tarde: Reunião extraordinária no Núcleo de Arte Grande Otelo para os professores discutirem sobre a organização e logística do "Desfile Os Deuses do Olimpo Visitam o Rio de Janeiro". Não tivemos a oficina neste dia. Não tivemos a oficina neste dia.
O aluno Jonathan, na 2ª semana, passando as fotos da oficina do dia no computador
Dia 27, tarde: Como não foi possível realizar a edição dos vídeos na escola, levei o material para casa e eu mesma editei no meu computador, com um programa elementar de edição (Windows Movie Maker). E, no dia 27, nosso encontro de término desta oficina, levei as edições dos diversos exercícios realizados durante o mês de março, para que os alunos pudessem analisar e então sugerir as reedições. Análises feitas e registradas, levei o material para edição final, com alguns dos exercícios selecionados. Não pudemos aproveitar todos os exercícios, pois alguns não funcionaram bem visualmente depois de editados na sequência de uma animação.
Alunos, na 4ª semana, analisando os exercícios de animação para posterior edição
(cont. Dia 27): Para finalizar, ainda experimentamos mais um stop-motion com pequenos objetos. Esse foi um dos exercícios que não funcionou muito bem depois de editado (a proposta era criar letras com pequenos quadradinhos de acrílico; o brilho dos objetos e o espaço que tínhamos para a captura das imagens não ajudou a cena visualmente). Antes de nos despedirmos, conversei com os alunos sobre as outras oficinas na sede do Núcleo de Arte Grande Otelo que iriam se iniciar em abril; distribui os folders e os convidei para participarem e divulgarem para seus outros colegas, amigos, vizinhos inscritos nas escolas da rede pública municipal do Rio. No finzinho da aula, confraternizamos com bolo e ovos de chocolate (já que estávamos na semana da Páscoa)!
Dia 28: Ponto facultativo (5ªfeira Santa).
Alunos, na 2ªsemana, num dos exercícios (eles decidiram se pintar e embora isso não tenha feito muita diferença na edição final da breve animação, foi algo bastante divertido para eles)
Agradecimentos à direção da E.M. Mario Piragibe/6ªCRE, profª Denise e profª Sandra, à coordenação, profª Elaine, Sala de Leitura, profª Letícia, ao apoio da secretaria, Rosângela e Marcos; e, claro, aos alunos, que aceitaram o convite e mergulharam nesta animada aventura!
Professora Imaculada Conceição Manhães Marins
MAIS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DA OFICINA
Cena de um exercício de animação na técnica pixilation/stop-motion, 2ª semana
Cena de um exercício de animação na técnica pixilation/stop-motion, 2ª semana
Cena de um exercício de animação na técnica pixilation/stop-motion, 2ª semana
Maquiagem, 2ªsemana
Maquiagem, 2ª semana
Maquiagem, 2ª semana
A aluna Fernanda mostrando sua maquiagem, oficina da 2ª semana
Experimento com os puffs da sala de leitura, 1ª e 2ª semanas
Experimento com os puffs da sala de leitura, 1ª e 2ª semanas
Experimento com os puffs da sala de leitura, 1ª e 2ª semanas (a aluna Thainá na câmera)
Experimento com os puffs da sala de leitura, 1ª e 2ª semanas (o aluno Christian preparando o tripé)
Experimento com os puffs da sala de leitura, 1ª e 2ª semanas (o aluno Christian preparando o tripé)
Intervalo para pose, foto da 2ª semana
Intervalo para pose, foto da 2ªsemana
Segunda semana, no primeiro plano, grupo que pensou a história com os bonecos-bichos (selecionando o material) e, ao fundo, o stop-motion com puffs! Os grupos não eram "fechados", os alunos de um podiam participar do trabalho do outro grupo
Aluno animando os bonecos, 2ª semana. Cenário criado pelos alunos, recortes de emborrachado, folhas naturais do quintal da escola, o sapinho é o estojo de uma das alunas, as flores artificiais são da sala de leitura...
O aluno Érick capturando as imagens do stop-motion com bonecos, 2ªsemana
"A Floresta não Gosta de Sujeira", cena do stop-motion com bonecos, 2ª semana
Alunos pensando a história com bonecos e selecionando os personagens, 2ª semana
A professora ajustando a câmera, foto da 2ª semana
Intervalo para pose, foto da 2ªsemana
O aluno Jonathan registrando o making-off na oficina da 2ªsemana
Oficina da 3ª semana, Melissa e Mikaelle registrando o making-off
Oficina da 3ª semana, pausa para uma pose
Oficina da 3ª semana
Cena do título "Animação 2013", que ganhou duas versões em stop-motion com recorte, 3ª semana
A mesa improvisada, na 3ª semana, para animação do "título"
Pausa para uma pose, professora com as alunas Melissa (câmera), Mikaelle, desenhando na lousa, e Julia Ribeiro, assistente de animação, na 3ª semana
Aluna Melissa capturando os fotogramas para a animação
A aluna Mikaelle desenhando na lousa, 3ªsemana
Alunas aguardando a vez para desenhar na lousa
O aluno Luiz registrando o making-off, 4ª semana
Pausa para pose, 4ª semana
As alunas Fernanda e Juliana, na oficina da 4ª semana
Confraternização, 4ª semana
Os alunos Melissa e Èrick preparando a máquina para o stop-motion, 4ª semana
Stop-motion com quadradinhos de acrílico, 4ª semana
Os alunos Jonathan, Erick e Luiz analisando os exercícios de animação realizados, 4ª semana
NOTA:
Imaculada Conceição Manhães Marins
Nenhum comentário:
Postar um comentário