sábado, 23 de julho de 2011

HISTÓRICO DE ARTE DA MARIO: A INTERNET EM NOSSAS VIDAS...


Desenho de Eduardo

[ Histórico de Arte da Mario: Proposta de trabalho realizada no ano de 2007, com turmas de 9o. ano/8a. série , sobre o significado da Internet em nossas vidas. Foi um trabalho poético, onde não visamos propriamente questões de segurança e responsabilidade na Internet - embora as incluíssem - (como, p.ex., o realizado neste ano de 2011 - cliquem aqui: Artes e o Uso Seguro e Responsável da Internet), mas refletirmos poeticamente sobre a importância (real e/ou virtual) que este mundo online pode exercer sobre nossas vidas...]


PLANO DE AULA (trabalho de 2007):

Público alvo: Fundamental II - alunos do 9º. ano (na ocasião, 8ª.série).


QUAL O SIGNIFICADO DA INTERNET PARA NOSSAS VIDAS?



Objetivos:

@ Partindo da interpretação de um texto poético sobre a Internet (a letra da música “Offline”, de Gabriel, O Pensador*), ser capaz de uma reflexão sobre a importância (os prós e os contras) da Internet para a vida das pessoas.

@ Ser ainda capaz de expressar esta sua reflexão através da construção poética visual e/ou da poética da palavra escrita - produção textual visual (desenhos) e/ou de textual literária.




(*) OFFLINE (GABRIEL, O PENSADOR)

Internet todo dia
enterrando a poesia
destruindo o que ainda restava de nostalgia
a magia criativa
prende a asa em sua teia
distraindo-se em mensagens bonitas
de gente feia
gente linda
gente horrenda
gente boa e gente falsa
meu miolo mole
coice de mula
mala sem alça
sem calça
sem blusa
sem conexão no peito
congelou meu coração
que já não quer rodar direito
restart
começa do zero por outra parte
a memória tem limite
então delete, descarte
desconte
desmonte
desligue, se possível
desconecte sua cabeça
apareça invisível
aparecer invisível
desaparecer na tela
aparecer invisível
desaparecer no mundo
aparecer invisível
desaparecer na vida
pra não parecer horrível
aparecer invisível


Duração da atividade: duas aulas.

Estratégias e recursos de aula: Apresentação da letra da música “Offline”, de Gabriel O Pensador(*) para reflexão em sala de aula [ - é preciso frisar que trabalhamos em sala de aula convencional e com uso de recursos elementares então disponíveis na escola, tais como, lápis de cor, canetinha hidrocor, giz de cera etc. - A partir deste ano (2o.sem./2011), minha escola começa a contar com novos recursos tecnológicos que estão sendo implantados para uso em sala de aula, que possibilitarão novas estratégias pedagógicas -].




Primeira aula:

Atividade 1 - Leitura e escrita da poesia. Ler em voz alta com os alunos e ir refletindo – em forma de questionamentos colocados aos alunos - os versos do poeta; por exemplo:

@ Qual seria o por quê do poeta ter escrito aqueles versos?
@ O poeta é otimista ou pessimista em relação ao uso da Internet?
@ Para o poeta, a Internet pode ajudar ou prejudicar o processo criativo?
@ E você, aluno, pensa como o poeta ou tem uma opinião diferente?
@ A Internet é importante para nossas vidas? Até que ponto? Quais são as vantagens? Quando é que que a Internet pode nos trazer algum perigo?


Atividade 2 - A partir da poesia dada, criar uma outra – totalmente de autoria do aluno ou uma paródia desta.




Desenho, acima, e paródia, abaixo, de Jonathan (2007)


INTERNET PARA SEMPRE...

Fico conectado todos os dias
Conhecendo pessoas desconhecidas que nunca vi
Pessoas que trazem alegrias e até fortes emoções
Difícil estar offline
A Internet é tudo
Tenho namoradas virtuais
E nem sei qual delas gostam de mim
Procuro amores desconhecidos
Em uma vida virtual
Já não me sinto mais triste
porque cansei de procurar amores em uma vida real
Sigo em frente sem desconectar
Pretendo ficar sempre navegando...
e nunca offline estar!

(Paródia inspirada na poesia Offline de Gabriel, O Pensador)





Segunda aula:

Atividade 1: Criar um trabalho visual que represente (poeticamente) as reflexões realizadas na primeira aula. Pode-se acrescentar à produção visual reflexões escritas - ou ser um trabalho totalmente visual. A técnica é o desenho sobre papel com uso dos materiais disponíveis numa sala de aula convencional (lápis de cor, giz de cera etc.).







Avaliação: Durante a realização das tarefas, observando, por exemplo, a compreensão dos alunos e a capacidade interpretativa. Observar a capacidade de transformar a reflexão sobre um fato objetivo – a importância da Internet para a vida das pessoas – analisando prós e contras – em uma realização poético-visual.






Observação: Montamos ainda um mural com estes trabalhos (e outros realizados na mesma ocasião sobre nossa experiência com a "Mail-Art" - uma expressão da arte contemporânea: só que em vez de correspondências em papel, trabalhamos com "correspondências" online através de uma rede social), mas eu preciso localizar onde estão os registros fotográficos da época (quando achar - e se achar... -, postarei aqui).

NOTA: Não me recordo muito bem a numeração das turmas na época (as referências que não estavam corretas, eu editei/corrigi); revendo os registros que os alunos fizeram em seus desenhos, constam: t.1801 e t. 1802 (atualmente seriam t. 1901 e 1902).


Profa. Imaculada Conceição Manhães Marins (Artes Visuais)


Nenhum comentário:

Postar um comentário