segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CEM ANOS DA REVOLTA DA CHIBATA: 1910-2010


Interferência no retrato de João Cândido
(Arthur, t.1701)



Hoje (22/11/2010), comemoramos 100 anos da revolta dos marinheiros por melhores condições de trabalho, de alimentação e pelo fim dos castigos físicos na Marinha da época, que ficou conhecida como a Revolta da Chibata, liderada por João Cândido. Trabalhei este tema em Artes Visuais com meus alunos e em breve postarei sobre a proposta (" 'Retrato Heroico': João Cândido: Cem anos da Revolta da Chibata"). Neste post, dois vídeos (usados como apoio pedagógico): um deles foi sugerido por uma aluna, que postou no perfil orkutiano das aulas de Artes ("Scrap Arte"), e contém as duas versões (a original, censurada, e a atual) da letra da música "O Mestre-sala dos Mares", de Aldir Blanc e João Bosco. Este vídeo foi socializado (assim como as duas versões da letra da música) em nossas aulas de Artes. O outro é do jornal JB: CPDoc JB. Ambos postados no YouTube.

E ainda um terceiro vídeo (o primeiro da postagem), uma realização dos alunos de Artes visuais do fundamental II em homenagem aos cem anos da Revolta dos Marinheiros por melhores condições de trabalho, de alimentação e pelo fim dos castigos físicos (chibatadas) aplicados pela Marinha da época (1910). Conhecida como a "Revolta da Chibata", este acontecimento que marcou a História do Brasil e da cidade do Rio de Janeiro teve como líder o marinheiro João Cândido, que a partir de então recebeu popularmente a alcunha de "Almirante Negro". O presente vídeo é a versão com interferências nos desenhos (cópias fotocopiadas de um retrato de João Cândido) e nos retratos dos alunos, editadas no programa Windows Movie Maker com o recurso: "Limite". Há uma outra versão (ainda não publicada) sem os efeitos digitais. Ao final do vídeo, informações sobre o acontecimento histórico.

Herói para alguns, um "anti-herói" para outros, a História não podia ficar indiferente a este notável homem: João Cândido Felisberto!



Interferência no retrato de João Cândido
(Lucas Gabriel, t.1901)


A REVOLTA DA CHIBATA



Para comemorar os cem anos da Revolta da Chibata, o CPDoc JB preparou este video com matérias publicadas em seu acervo.
texto: Alice Melo
Narração: Renata Amorim

MUSICA COMO FONTE HISTÓRICA


ESCOLA ESTADUAL WALFREDO GURGEL, PROF. MARCEO SALES, ESTAGIARIO LORIZEL JR., SET. 2007: Imagens do "Almirante Negro" e da Revolta da Chibata, com trilha musical de João Bosco e Aldir Blanc "O Mestre-sala dos Mares". Apresentada a letra original, censurada pela ditadura militar no Brasil.



Interferência no retrato de João Cândido
Patricia (t.1701)


NOTA: Ver ainda o link de nosso trabalho (neste tema) em 2008 (" 'STICKER ART' – FRAGMENTOS DA HISTÓRIA: João Cândido e a Revolta da Chibata"): http://artemariopiragibe.blogspot.com/2010/05/joao-candido-e-revolta-da-chibata.html

Ver também: TRAILER: Página Negra especial: "CEM ANOS SEM CHIBATA": http://www.youtube.com/watch?v=bYOgI4MAxic (direto do You Tube) ou em nosso blog (clicar na imagem na coluna vertical).



OU: ESTE VÍDEO ONDE A MÚSICA "O MESTRE SALA DOS MARES" É CANTADA COM A LETRA ORIGINAL




Profa. Imaculada Conceição (Artes Visuais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário